A arte e o inconsciente

Você sabia que a arte é umas formas mais eficazes de entrar em contato com conteúdos do inconsciente!?


Nem toda expressão artística carrega conteúdos inconscientes, porém dependendo do grau de sensibilidade e entrega do artista o seu mundo interior profundo pode se refletir em suas obras (desenhos, pinturas, artes plásticas, escrita etc). Além disso, quando direcionamos o uso da arte aliadas a técnicas terapêuticas, podemos acessar o muito interno da pessoa atendida, trazendo insights, resolução de conflitos, autoconhecimento, expressão dos sentimentos...


No consultório não há uma preocupação estética do material produzido. E nem é necessário dominar alguma técnica. Espontaneamente o inconsciente se manifesta da forma como for necessário para aquele momento. Além de prazeroso, um trabalho profundo interior é realizado. A arte reflete a alma, o self, a totalidade de cada ser. A arte reflete aquilo que fica escondido, sem ser olhado. A arte vai além da palavra e além da razão.


Eu estudo a arteterapia há muitos anos e agora curso pós graduação na área. As vivências artísticas fazem parte do meu trabalho clínico, com todas as idades. Venha conhecer! Vou adorar contribuir com sua caminhada rumo aos mistérios do mundo interno.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo